Início > Geral > Ken Aston, o inventor dos cartões no futebol

Ken Aston, o inventor dos cartões no futebol

O inglês Kenneth George Aston, mais conhecido como Ken Aston, nasceu em 1 de setembro de 1915 em Colchester, Essex e faleceu em 23 de Outubro de 2001, aos 86 anos. Aston foi professor, soldado militar – alcançando o posto de tenente-coronal – e se tornou árbitro de futebol em 1936. Foi um dos homens mais importantes na evolução e no desenvolvimento da arbitragem mundial.

Depois de voltar do serviço militar em 1946, Aston se tornou o primeiro árbitro da liga inglesa a usar o uniforme preto com gola branca. No ano seguinte ele introduziu as bandeiras amarelas para os assistentes no lugar das flâmulas das cores do time da casa usadas anteriormente.

Como parte dos grandes feitos em sua carreira, apitou o jogo de abertura da Copa do Mundo de 1962 no Chile, entre Chile e Suíça e em 1963 apitou a final da liga inglesa, e se aposentou em seguida. Anos depois foi convidado pela FIFA a trabalhar na Comissão de Arbitragem da entidade, onde foi responsável pelas arbitragens das copas de 66, 70 e 74. Além disso, atuou como instrutor FIFA, viajando o mundo para disseminar seu vasto conhecimento sobre as Leis do Jogo.

Mas, seu feito mais importante começou em 1966, quando o árbitro alemão Rudolf Kreitlein apitou a conturbada partida entre Inglaterra e Argentina na Copa do Mundo da Inglaterra. Na ocasião, houve uma confusão com relação às advertências que teriam sido aplicadas aos irmãos Jack e Bob Charlton do time inglês, e tal reclamação acabou chegando à FIFA para maiores esclarecimentos. A partir deste momento, Ken Aston ficou preocupado com a situação e começou a pensar em uma maneira de resolver este impasse.

Inglaterra e Argentina em jogo da Copa de 1966

Observando os semáforos de trânsito a as cores das luzes usadas, Aston teve a brilhante ideia de usar o mesmo padrão de cores para comunicar aos jogadores, comissão técnica e espectadores as decisões da arbitragem com relação a advertências e expulsões na partida. Sua ideia foi introduzida na Copa de Mundo de 1970 no México e foi um sucesso. Hoje em dia não se imagina mais o futebol sem os cartões amarelo e vermelho, e sua invenção certamente colaborou para o desenvolvimento do futebol dentro do espírito esportivo, combatendo a violência e o jogo sujo.

Além disso, Ken Aston propôs que a Lei do Jogo deveria prever a pressão da bola na regra 2. Em 1974, também criou a placa de substituições, para facilitar a comunicação aos atletas e demais envolvidos no espetáculo. Por estes feitos, Ken Aston, certamente, é uma das figuras mais ilustres do futebol mundial.

Anúncios
Categorias:Geral Tags:,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: