Início > Notícia > Leonardo Gaciba, de árbitro FIFA a comentarista da TV Globo

Leonardo Gaciba, de árbitro FIFA a comentarista da TV Globo

Nenhum outro foi tão laureado como o melhor árbitro do Campeonato Brasileiro como o gaúcho Leonardo Gaciba da Silva. Nascido em Pelotas, o ex-árbitro FIFA foi eleito o melhor do nacional nas edições de 2005, 2006, 2007 e 2008. Um tetra campeonato digno de poucos e competente árbitros. Comandou inúremos clássicos e finais de campeonato ao longo de sua brilhante carreira.

Gaciba é graduado em educação física e administra uma academia de ginástica em Porto Alegre. O primeiro jogo profissional que apitou foi Grêmio Atlético Farroupilha, de Pelotas e Guarany Futebol Clube, de Bagé, em 1993. Em 2005, entrou para o quadro da FIFA. Sempre foi um árbitro pouco contestado e longe de grandes polêmicas.

Apesar do grande sucesso, em 2009 foi desvinculado do quadro da FIFA por constantes reprovações nos testes físicos FIFA a que os árbitros são submetidos periodicamente para continuar apitando. Segundo o próprio Gaciba, o fator psicológico sempre foi o fator preponderante para seus insucessos nas pistas.

Porém, em outubro de 2010, após tentativas frustradas de passar nos testes físicos, largou em definitivo a carreira de árbitro e passou a ser comentarista de arbitragem da Rádio Gaúcha e da RBS TV. Em 21 maio de 2011, fez sua primeira aparição como comentarista de arbitragem no Troca de Passes, programa do canal esportivo brasileiro SporTV.

Sua competência em campo parece que o acompanhou diante das câmeras de TV, sendo elogiado pela crítica, principalmente os próprios árbitros de futebol, mesmo os ativos na função. Gaciba mostrou fluência e jeito para trabalhar na função, além dos comentários baseados no conhecimento técnico e no bom senso. Típico de um profissional ético e qualificado.

Em 21 de setembro de 2011, fez sua primeira aparição como comentarista de arbitragem pela Rede Globo de Televisão, comentando o jogo entre Flamengo e Atlético Mineiro pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2011.

Logo em seguida, no dia 25, Gaciba foi o comentarista no jogo entre Botafogo e São Paulo, ao lado de Cléber Machado e Caio Ribeiro. E na noite de ontem, comentou a partida entre Cruzeiro e São Paulo, juntamente com Milton Leite (SporTV) e Valter Casagrande, também pela TV Globo.

A brilhante carreira nos campos acabou, mas agora continua com o mesmo sucesso na TV.

Anúncios
Categorias:Notícia Tags:
  1. Sonia Veber
    12/01/2015 às 16:58

    SEMPRE GOSTEI DELE COMO ÁRBITRO E AGORA CURTO ELE COMO COMENTARISTA.

  2. Sonia Veber
    27/01/2015 às 12:17

    GOSTAVA MUITO DELE COMO ÁRBITRO E AGORA COMO COMENTARISTA VAI ARREPIAR TAMBÉM E É POR ISSO QUE EU ADMIRO MUITO O SEU TRABALHO.

  3. marcio antonio de souza da silva
    19/04/2016 às 8:27

    Bom Dia Arbitro Caciba
    gostaria que pudesse tirar uma duvida de um lance sou arbitro amador e num jogo

    meu amigo estava fazendo a assistencia, num lance o volante do meio do campo lançou a bola para seu atacante e o mesmo estava 1 e meio impedido, mas antes de chegar esta bola para ele o zagueiro tentou impidir a bola e a mesma bateu em sua cabeça e indo em direção do atacante impedido e o atacante foi e fez o gol meu amigo assistente validou o gol, onde ele alega que a bola bateu no zagueiro e neste caso o atacante teria o direito de fazer o gol pq tiraria o impedimento…

    e me diz e nesse caso o atancante esta impedido o volante faz o lançamento o zagueiro paralisa e sem querer ele volta a bola para traz mesmo sabendo que o atacante esta impedido, nesse caso tmabem validara o gol

    obrigado pela ateção aguardo a resposta, onde teremos uma reuniao na quinta para discutir a validade e depois a anulação do arbitro no primeiro caso que eu sitei acima

    Marcio Antonio de Souza da Cidade de Itapolis-SP

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: