Início > Notícia > Dilma veta Direito de Arena aos árbitros e pode haver greve

Dilma veta Direito de Arena aos árbitros e pode haver greve

tito

A Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) promoverá reunião nesta sexta-feira à tarde, no Rio de Janeiro, para discutir a possibilidade de uma greve entre os juízes envolvidos nos campeonatos organizados pela CBF. A ameaça de paralisação ocorre em virtude do veto da presidente Dilma Rousseff a um dos itens da Medida Provisória 671, sancionada na quarta-feira (transformada em Lei 13.155).

A MP 671 (que refinancia dívidas do futebol) teve vetado o item que abordava o repasse do Direito de Arena aos árbitros. O projeto estabelecia que a arbitragem tivesse direito a 0,5% dos valores referentes a Direito de Arena, recurso oriundo dos direitos de transmissão.

“A posição da ANAF é no sentido de fazer a greve, mas para isso precisamos ouvir os árbitros. Quem vai decidir pela greve são eles [árbitros]. Vamos nos reunir para decidir se nossa vontade [de greve] será aprovada. Não dá para continuar do jeito que está”, informou ao UOL Esporte o presidente da ANAF, Marco Antonio Martins.

Todos os árbitros do Campeonato Brasileiro são ligados à ANAF. Para efeito de comparação, os sindicatos de atletas recebem 5% do Direito de Arena, cujo valor é repassado aos atletas. Os árbitros não recebem a Arena.

“Nosso jurídico está estudando entrar com liminar para que nossas imagens não sejam exibidas durante as transmissões, afinal não recebemos para isso. Os jogadores têm direito a 5% da Arena, mas os árbitros não têm. E pensar que 0,5% já era uma porcentagem irrisória. Foi uma longa batalha para convencer deputados e senadores [a aprovar a MP]. E quando pensávamos que a justiça enfim ocorreria, ela [Dilma] barrou”, disse Marco Antonio Martins.

Um árbitro de Série A recebe de R$ 2.800 a R$ 3.800 por partida (árbitros Fifa ganham mais em relação aos demais profissionais utilizados pela CBF).

Fonte: UOL

Anúncios
  1. Lux
    08/08/2015 às 14:04

    Antes de quererem grana, que melhorem muito, façam treinamentos de 1a. categoria, deixem de apitar pela camisa do time e não sejam caseiros e exijam mais tecnologias para evitar erros.
    Depois brigaremos par que sejam bem remunerados, com mais dinheiro de arena.

    • 12/08/2015 às 14:55

      Caro Luiz, boa tarde.
      Pelo teor do seu comentário, creio que você desconhece como funciona o meio da arbitragem de futebol. Muito embora os árbitros atuem no esporte desde o nível mais iniciante, até o profissional de alto nível, e ter tido recentemente reconhecida a profissão por meio de lei, os árbitros ainda não gozam das melhores condições profissionais e financeiras para atuar no nível que o futebol merece. As exigências são cada vez maiores. As Federações e CBF possuem grandes estruturas, os clubes possuem atletas e equipe técnica focados nessa atividade diariamente, inclusive recendo salário para se dedicar com o esforço necessário.
      Infelizmente os árbitros não possuem tais condições. Brigar por mais direitos e conquistas é um passo necessário para cada vez mais termos condições de ter maior dedicação e treinamento, a fim de evoluir e, consequentemente, acertar mais e errar menos, sempre com qualidade.
      Espero que tenha a oportunidade de saber mais sobre como é o dia-a-dia dos árbitros, dos seus treinamentos, e saber que eles dão duro e se dedicam ao máximo para conquistar a excelência.
      Precisamos de apoio para melhorar. Críticas já sofremos demais e não ajuda em nada!
      Cordialmente.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: