Início > Notícia > O jogador surdo mudo que já foi expulso por reclamação

O jogador surdo mudo que já foi expulso por reclamação

desnica-damir-88A arbitragem não está aliviando para ninguém neste Brasileirão. Com a recomendação de coibir reclamações por parte de jogadores e técnicos, os árbitros têm distribuído cartões vermelhos ao menor sinal de cara feia. A situação levou alguns expulsos a dizerem coisas do tipo “querem que a gente seja mudo”. Mas será que isso adiantaria para facilitar a vida da juizada? A história mostra que talvez não…pelo menos por um caso.

Em novembro de 1984, o pequeno clube croata (na época, iugoslavo) HNK, da cidade de Rijeka, entrou em campo contra o poderoso Real Madrid no Santiago Bernabéu. A partida valia pelas oitavas de final da então Copa da Uefa e, surpreendido na partida de ida, o time merengue precisava reverter uma derrota de 3 a 1. Abriu 1 a 0 no placar, mas encontrava grandes dificuldades em furar o bloqueio do HNK. Isso até o juiz dar uma mãozinha e expulsar de campo, por reclamação, o atacante Damir Desnica aos 30 minutos do segundo tempo. Detalhe: ele era surdo. E praticamente mudo. Desnica não fala. Até hoje, é capaz, no máximo, de emitir alguns poucos sons.

Outros dois jogadores do time croata foram expulsos e o Real Madrid acabou se classificando com uma vitória de 3 a 0. A partida entrou para a história como um exemplo das supostas bizarrices que os árbitros de então eram capazes de cometer em benefício do Real Madrid. A história do jogador surdo e mudo expulso por reclamação já foi contada por jornais espanhóis como o “Marca” e o “AS”, sendo que o último entrevistou Desnica em 2011.

Uma das versões sobre o que teria acontecido em 7 de novembro de 1984 é a de que, na realidade, o croata recebeu o segundo cartão amarelo por retardar uma cobrança de escanteio. Porém, de acordo com o “AS”, jornalistas espanhóis relataram à época que a expulsão foi mesmo por Desnica ter “insultado” a arbitragem. Na entrevista concedida ao jornal, o próprio jogador garante que essa é a verdade. E conta que, mesmo antes de chegar ao estádio, já sentia que as coisas não seriam nada fáceis. “Sentíamos que os árbitros sempre favoreciam o Real Madrid, o que não era necessário porque era o melhor time do mundo”, disse o croata.

O croata em sua entrevista para o “AS”

desnica-expulso

Desnica é capaz de fazer leitura labial, mas contou sua versão da história ao jornal espanhol com a ajuda de um membro da associação local de surdos, um jornalista local e de um bloco de notas. Ele explicou que normalmente entendia o que a arbitragem marcava pelos gestos dos companheiros e porque eles paravam quando algo era apontado. E, para se ter uma ideia do que sua expulsão significou, Desnica disse que a eliminição do time foi a maior desilusão da carreira dos jogadores do HNK. E engana-se quem pensa que o croata teve uma carreira qualquer.

Nas nove temporadas em que atuou pelo HNK, Desnica ajudou o time em sua época de ouro. Encarando de frente os grandes iugoslavos Estrela Vermelha, Partizan Belgrado, Hajduk Split e Dinamo Zagreb, a equipe venceu a copa local em 1978 e 1979. E Desnica chegou a jogar pela seleção iugoslava, anotando um gol na derrota para a Romênia por 3 a 2 em 1978. Ao todo, Desnica marcou 65 gols em 349 partidas e jogou também pelo KV Kortrijk, da Bélgica, e pelo Pa?inka Pa?in, da Croácia, onde se aposentou em 1993.

O que Desnica diria a uma criança com a mesma deficiência que ele? “Que sim, tudo é possível. De verdade. Com esforço, dá para conseguir as coisas na vida. É preciso aceitar que não se pode escutar, é preciso rir e ser duro”.

Anúncios
Categorias:Notícia
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: