Início > Notícia > Após tiros, várzea registra três casos de agressão contra árbitros

Após tiros, várzea registra três casos de agressão contra árbitros

Mesmo juiz foi vítima de violência duas vezes no domingo, em campo de Mauá.

O campo do São João, em Mauá, testemunhou no domingo (12/06) uma das cenas mais tristes da história do futebol amador do ABCD. O árbitro Eraldo Holanda foi espancado em jogo que abriu a rodada tripla e ainda levou um pontapé na partida de fundo, o que apenas confirmou que a violência não está controlada na várzea local. Há cerca de um mês, o ABCD MAIOR relatou disparo de tiros em duelo pela Divisão Especial, entre Colônia e Vera Cruz. Para completar o domingo infeliz para os homens do apito, só que em Santo André, um colega de trabalho de Eraldo caiu no chão depois de ser vítima de um soco no confronto Lua Nova e Mocidade, pela 1ª Divisão.

abcd-agressao-1

Pela Especial de Mauá, Santa Rosa e Pedreirinha jogaram pelas oitavas de final. O empate era do Santa Rosa e o placar apontava o 1 a 1. Eraldo Holanda deu seis minutos de acréscimo no segundo tempo, mas logo no primeiro minuto Beto fez o gol da classificação do Pedreirinha. Inconformados, os jogadores e o técnico do Santa, Diego, partiram para cima do árbitro, sem piedade. Foram socos, pontapés e “voadoras”, conforme o juiz relatou na súmula. A violência física só parou quando o elenco do Pedreirinha protegeu o agredido, levando-o para perto de sua torcida.

Eraldo Holanda na delegacia.

Eraldo Holanda na delegacia.

Nesta segunda-feira (13/06), Eraldo fez um B.O. citando cinco atletas do Santa Rosa, entre eles o goleiro Padre, e Diego. Com o caso indo para a esfera civil, os suspeitos vão responder por agressão. Com dores no corpo, Eraldo Holanda passou no IML (Instituto Médico Legal).

Como se não bastasse, a rodada tripla no São João continuou normalmente e seria finalizada com o jogo entre São João e Guapituba, pela Série Ouro – divisão de acesso da cidade. Mas, aos 37 minutos do primeiro tempo, o treinador do São João, conhecido como Lírio, desferiu pontapé contra o mesmo Eraldo, que imediatamente finalizou a partida.

Procurado pela reportagem, o presidente da Liga Mauaense de Futebol Amador, Aparecido Vicente Dias, o Tchaca, disse que a entidade divulgará uma posição nesta terça-feira (14/06). Em nota, o Santa Rosa, um dos envolvidos, pediu desculpas pelo ocorrido.

HISTÓRICO

A Liga e o próprio Tchaca sofrem grande pressão pela impunidade com os agressores, vide o caso Colônia e Vera Cruz. Depois de briga dentro de campo, a confusão foi para o lado de fora e até tiros acabaram sendo disparados. Porém, o tribunal desportivo da Liga puniu os infratores apenas com uma multa, causando a ira de muitos.

Entre as pessoas que militam na várzea de Mauá, o sentimento é que a violência aumentou desde a absolvição do Dínamo, depois de o presidente Marcelo Araújo, o Topeira, perder a cabeça e agredir o árbitro. A Liga Mauaense rebaixou a equipe em 2015, mas o TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) reverteu a decisão.

“As diretorias têm que fazer um trabalho de conscientização, como vamos ser responsáveis por um técnico que chuta o árbitro quando o jogo está 0 a 0?”, resigna-se Tchaca. “Fomos orientados pela Federação para não fazer a eliminação direta e levar a julgamento, para dar direito ao contraditório”, completou o dirigente, justificando o caso recente – dos tiros. Para ele, a legislação esportiva dá brechas e não permite à Liga dar punição mais forte aos times.

SANTO ANDRÉ

Pela 1ª Divisão de Santo André, Mocidade e Lua Nova faziam partida tranquila no campo do Humaitá, mas um lance isolado deixou uma marca negativa. No fim do primeiro tempo, Willian Almeida agrediu o juiz Alexandre Bigai após ser expulso. Flagra do fotógrafo Fernando Rafael, do Diário da Várzea, mostra o árbitro ajoelhado no chão. O jogador pode ser suspenso por até 720 dias.

Também em Santo André, não sobrou para o árbitro, mas houve briga generalizada no clássico entre Vila Sá e Guaraciaba no Nacional, com torcedores entrando em confronto.

*com informações de Marcelo Mendez

Fonte: ABCD Maior

Anúncios
Categorias:Notícia Tags:
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: