Início > Notícia > Árbitro de vídeo dá cartão vermelho em momento histórico na Holanda

Árbitro de vídeo dá cartão vermelho em momento histórico na Holanda

Com a recente introdução dos árbitros assistentes de vídeo (VAR) de maneira experimental aprovada pela Fifa e Ifab, a Holanda fez história ao usar a tecnologia para corrigir uma punição disciplinar na partida entre Ajax e Willem II, ocorrida no seu campeonato nacional (KNVB Cup).

O meio-campista do Willem II, Anouar Kali, entrou para a história ao ser o primeiro atleta a ser expluso com auxílio da tecnologia de vídeo replay em uma competição profissional de alto nível.

Inicialmente, o árbitro Danny Makkelie havia dado cartão amarelo a Kali pela entrada em seu adversário na disputa de bola aos 60 minutos de jogo. Após alguns segundos, no entanto, a decisão foi revista pelo VAR, o árbitro Pol van Boekel, que acompanhou a partida com o auxílio de 6 monitores, dentro de uma van que estava fora da Amsterdam Arena.

Van Boekel fez contato com Makkelie via o rádio comunicador para informar que o jogador deveria ser punido com cartão vermelho direto pela jogada faltosa e Kali foi imediatamente expulso. o Ajax venceu a partida po 5 a 0.

Veja o vídeo:

Confusão

A mudança de decisão por parte do árbitro causou estranheza nos torcedores que acompanharam a partida no local e não estavam cientes de que a partida estava sendo conduzida com o acompanhamento do árbitro de vídeo. Ao falar com repórteres após o fim da partida, van Boekel disse que espera que haja algum tipo de comunicação com o público no futuro – “eles tem o direito de saber”.

Testes do VAR

Mais testes com o VAR devem ocorrer e o próximo será na partida entre Feyenoord e Oss, quando Van Boekel será o árbitro principal e Makkelie o árbitro de vídeo responsável por monitorar a partida com uso da tecnologia.

O uso de vídeo é permitido para lances que envolvam decisões disciplinares, pênalti e gol, onde possa ter ocorrido alguma infração ou lance de impedimento não observado e que possa ser corrigido na sequência, como prevê a regra. No entanto, jogadores ou técnicos não estão autorizados a solicitar qualquer tipo de intervenção nos incidentes. É uma decisão que envolve apenas os árbitros da partida.

Tecnologia

A associação de futebol holandesa tem advogado em favor da adoção da tecnologia de vídeo, que também foi usada em um amistoso entre Itália e França no verão europeu.

“Para os espectadores na TV é fácil julgar, dado o grande número de câmeras e replays usados para revisar a decisão. O árbitro nunca teve o auxílio destes meios. Até agora.” – disse um porta voz da KNVB.

Anúncios
Categorias:Notícia Tags:,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: