Início > Humor, Video > O dia em que a moeda caiu em pé

O dia em que a moeda caiu em pé

Como manda a regra, antes da partida o árbitro deve lançar uma moeda para decidir o lados das equipes e qual delas inicia com a bola. É o famoso “cara ou coroa” ou “toss”.

Matematicamente, a chance de acertar um dos lados é de 50%, certo? Não quando a prática prova diferente e a moeda cai em pé. Sim, nem cara, nem coroa, mas em pé.

moedinha

Foi o que aconteceu em um jogo da Copa América Centenário 2016 entre Paraguai e Colômbia, com o árbitro brasileiro Heber Roberto Lopes. Nem ele mesmo acreditou e ficou até sem graça, e o lance inusitado fez os capitães James Rodriguez e Justo Villar darem uma risada. Logo depois, Heber teve que jogar novamente a moedinha e o Paraguai acabou ganhando a disputa.

Lenda da moeda no futebol

Dentre as infinitas lendas do futebol brasileiro, há uma em especial que dizia sobre a moeda que cai em pé.

Nos anos 40, o São Paulo FC lutava para reconquistar o posto de grande potência no futebol paulista. A contratação de Leônidas, em 1942, foi o primeiro passo, e junto com om ele vieram Luizinho, King e outros grandes jogadores, o São Paulo passou a ser visto como favorito ao certame. Mas não na opinião de todos.

Reza a lenda que na reunião do conselho arbitral que definiria o regulamento do Campeonato Paulista de 1943, os presidentes dos times debateram as normas e detalhes quando, encerrada a discussão, um dirigente ou repórter teria afirmado que tudo aquilo não seria necessário, que bastaria jogar ao ar uma moeda para definir o vencedor daquele ano. Se ao cair desse cara, o campeão seria o candidato alvinegro (Santos), se desse coroa, o postulante alviverde (Palmeiras) – até então os tradicionais favoritos.

– “Mas e o São Paulo?” – levando a dúvida ao representante do Tricolor paulista, Décio Pedroso, presidente do clube.

Um dos cartolas rivais teria afirmado: “Só se a moeda cair em pé!”.

No dia 3 de outubro de 1943, após uma bela campanha e um empate em 0 x 0 com o Palmeiras, pois bem, a moeda caiu em pé e o São Paulo sagrou-se pela segunda vez campeão paulista em sua história.

Anúncios
Categorias:Humor, Video Tags:
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: