Início > Notícia > Moeda da Inglaterra que explica impedimento está errada, dizem árbitros

Moeda da Inglaterra que explica impedimento está errada, dizem árbitros

Considerada uma das regras mais complicadas de se explicar para uma pessoa leiga ou pouco familiarizada ao futebol, a lei do impedimento acabou homenageada, em nome da modalidade, pela organização dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 em conjunto com a Casa da Moeda britânica nas moedas de 50 centavos de libra. Porém, o jornal The Guardian publicou reportagem mostrando que a figura retratada na moeda remete ao texto da lei antiga da regra e é totalmente confusa aos padrões de quando foi lançada.

Nela, um atleta tem duas opções de passe: a primeira, à esquerda, mostra um triângulo “à frente” do penúltimo zagueiro – o que caracteriza a infração. Já a segunda figura, à direita, tem a representação dos jogadores (um quadrado ao lado de outro triângulo, representando atletas de times distintos) que traz a inscrição “não impedido”.

London 2012 50p piece explaining the offside rule.

London 2012 50p piece explaining the offside rule.

Porém, como explica a reportagem do veículo britânico, a representação mostraria a lei de impedimento que vigorava no futebol até 1995, ano da aplicação do chamado “impedimento passivo” pela International Board – órgão responsável pela regulamentação das regras do futebol mundial.

O impedimento passivo acontece quando um jogador em situação irregular receba um lançamento em sua direção, mas opte por se omitir da jogada para que um companheiro, em condição legal, possa chegar até a bola e prosseguir com o ataque. A regra do impedimento, na época do lançamento da moeda (2012), dizia que, no momento do lançamento, o jogador do ataque alvo do passe deve estar posicionado, ao menos, na mesma linha do seu penúltimo adversário, postado no campo de defesa.

Como resposta às críticas, a Casa da Moeda britânica alegou que a inscrição gravada na moeda foi feita para “provocar discussão” sobre o tema, argumento prontamente rebatido por Mal Davies, membro da Associação de Árbitros da Inglaterra, que explicou que o uso da informação antiga é “embaraçosa” e pode se tornar uma forma de pressionar os árbitros em partidas, além de fazer a regra ficar ainda mais confusa.

moeda-uk-2012-b

A polêmica ficou completa com a defesa por parte do designer da moeda, Neil Wolfson, explicando que ela apenas sinaliza uma posição de impedimento e que a falta de espaço não permitiu que a figura tivesse maiores detalhes sobre a regulamentação.

A Casa da Moeda colocou o objeto em circulação na Inglaterra ao lado de outras 29 moedas representando diversas modalidades esportivas. São aproximadamente 500 mil moedas homenageando o futebol, com a inscrição alusiva ao impedimento.

moeda-uk-2012-c

Anúncios
Categorias:Notícia
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: