Início > Notícia > Árbitros de vídeo serão testados no Mundial de Clubes da FIFA 2016

Árbitros de vídeo serão testados no Mundial de Clubes da FIFA 2016

fifa-var-japan-2016

Um passo importante na história do futebol será dado no Mundial de Clubes da FIFA 2016 no Japão (realizado de 8 a 18 de Dezembro em Yokohama e Osaka), onde será utilizado o VAR (Video Assistant Referee), ou Árbitro Assistente de Vídeo, que terá auxílio da tecnologia de vídeo para interferir em decisões importantes que podem influenciar no resultado e legitimidade da partida. É a primeira vez que esta tecnologia será usada em uma competição oficial da FIFA.

– “Isso representa um grande passo nos testes da tecnologia”, disse Marco van Basten, diretor de desenvolvimento técnico da FIFA (Chief Officer Technical Development).

– “Estamos bem confiantes após toda a preparação com a ajuda do IFAB, a emissora Dentsu/NTV e da empresa Hawk-Eye – uma das empresas que fornece a tecnologia para o VAR. Ao mesmo tempo, é importante lembrar que estamos entrando em um território desconhecido, haja vista que vamos usar a tecnologia pela primeira vez (em competição oficial da FIFA). Em último caso, os testes serão muito valiosos para determinar se o processo está bom ou se precisará de algum ajuste fino”.

Este teste envolve a presença de um árbitro assistente de vídeo (VAR) que terá acesso a todas as imagens transmitidas de dentro de uma sala de operações, possibilitando que o árbitro da partida receba informação em campo para corrigir um erro claro em certas situações. Isto inclui incidentes importantes como gols marcados, decisões de pênalti, cartão vermelho direto e identificação de jogadores. O VAR terá um importante papel de apoio assim como os assistentes de linha e o quarto árbitro, mas o árbitro central continuará a ter a primeira decisão e a decisão final no jogo.

– “O sistema VAR foi desenvolvido da mesma maneira que a tecnologia da linha do gol, para prover informação adicional para o árbitro”, comentou o chefe da arbitragem da FIFA, Massimo Busacca.

– “Queremos que o fluxo normal do jogo seja mantido e, como sempre foi, a decisão seja sempre do árbitro principal. É a nossa filosofia e estes princípios e a aplicação prática da tecnologia foram explicados e demonstrados para nossos árbitros como parte do programa de treinamento”.

Como de costume, os árbitros e VARs selecionados para o Mundial de Clubes da FIFA 2016 participaram de treinamentos teóricos e práticos intensivos organizados pelo Departamento de Arbitragem da FIFA durante a semana que antecedeu a competição. Os pontos principais deram ênfase ao entendimento do futebol, leitura do jogo, posicionamento, trabalho em equipe e as diferentes mentalidades no futebol, com o objetivo final de alcançar a consistência e uniformidade das decisões. Os árbitros revisaram vídeos com situações reais de jogo e tiveram sessões práticas em campo com jogadores, que foram filmadas para que os participantes pudessem receber feedback imediato dos instrutores. O passo final antes do primeiro jogo incluiu uma sessão de treinamento com jogadores, algumas câmeras e o sistema VAR da Eye-Hawk no estádio de Yokohama. Isso tudo só foi possível após o sucesso nos testes na realização de amistosos internacionais de jogos da Itália.

Este vai ser um importante teste antes que outras competições adotem a tecnologia VAR a partir de 2017. O árbitro poderá ver um replay da jogada em um monitor ao lado do campo para certas decisões – é um progresso com relação ao testes parciais conduzidos em amistosos internacionais recentes na Itália nas partidas Itália x França em Bari em Setembro e Itália x Alemanha em Milão em Novembro.

Com o apoio da FIFA e do IFAB, associações nacionais de 12 países já confirmaram que participarão do experimento de 2 anos do uso do VAR (Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Catar, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, México, Portugal, República Checa) em suas principais competições.

Para saber mais sobre o programa VAR da FIFA clique no link. Uma página com Perguntas e Respostas também está disponível.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: