Início > Notícia > Árbitro da final da Copa SP de Juniores atuou com câmera da SporTV no uniforme

Árbitro da final da Copa SP de Juniores atuou com câmera da SporTV no uniforme

cleber-paulinoA final da Copinha 2017 entre Corinthians e Batatais trouxe uma novidade tecnológica. O árbitro Cléber Luis Paulino entrou em campo com uma câmera da SporTV acoplada ao seu uniforme que transmitiu imagens 360 graus de dentro do campo para a mesa de transmissão da emissora.

A tecnologia funciona assim: são duas almofadas de dez centímetros cada. Uma carrega uma câmera outra um conjunto de transmissores.  Essas almofadas ficam presas junto ao corpo do árbitro, a câmera fica na parte da frente e os circuitos e transmissores ficam nas costas. O uniforme é vestido por cima e um pequeno furo é feito para passar a lente da câmera que, por sua vez, é presa à camisa por uma rosca. O peso total do equipamento é de 0,385 gramas apenas.

Os transmissores enviam sinais para quatro receptores colocados ao lado do campo e atrás de cada gol. De um laptop à beira do gramado, os técnicos da TV puderam ver todas as tomadas 360 graus que eram repassadas para o caminhão da SporTV, o canal responsável por trazer essa tecnologia espanhola para América Latina.

Idealizada e produzida por um trio de espanhóis, a tecnologia chama-se First Vision – foi rápidamente reconhecida como uma inovação promissora e recebeu investimentos dos craques Iniesta (futebol) e Ibaka (basquete).

fabricio-oya-ouvindo-instrucoes-do-arbitro

Na véspera do jogo, e equipe de TV foi ao CT do Corinthians e testou a tecnologia com os goleiros, tanto Luan quanto Felipe fizeram testes com bola e aprovaram a novidade. Entretanto, o time do Batatais, optou por não usar o sistema durante a partida e, em nome do “fair play”, somente a câmera do árbitro foi acionada durante o jogo.

arbitro_aplicando_cartao_amarelo_em_jogador

Tanto os executivos da Federação quanto o pessoal da técnica, que faz a montagem em campo, ficaram encantados pelo resultado. Durante a montagem, muitas perguntas e dúvidas “rodavam” em três idiomas, inglês, espanhol e português; ao final todos se entenderam. Alguns até experimentaram as almofadas mas coube a Filipe Cury do SporTV fazer a cobertura oficial.

De fato, a câmera da First Vision/SporTV trouxe novos ângulos e novas imagens que possibilitam aproximar a emoção do jogo para o torcedor da telinha. Esse segmento da inovação do esporte, denominado “engajamento do fã” é um dos mais lucrativos.

Fonte: SporTV

Anúncios
Categorias:Notícia Tags:
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: