Inicial > Notícia > Roosevelt, o Ken Aston do cartão verde

Roosevelt, o Ken Aston do cartão verde

O árbitro inglês Ken Aston criou os cartões amarelo e vermelho no futebol, com base nas cores do semáforo de trânsito. Porém, o juíz e jornalista colombiano Roosevelt Castro Bohórquez diz ter sido o criador da ideia do cartão verde para o Fair Play.

Aos 58 anos, metade deles dedicados à sua proposta axiológica, este árbitro de Tolima quer continuar a contribuir para a construção de um mundo melhor através do futebol. Fotos: Cortesia Érica Espinosa Casas.

Foi no minuto 53 da partida da Série B italiana entre Virtus Entella e Vicenza, disputada no dia 1 de outubro de 2016. O atacante visitante, Cristian Galano, corria em direção ao gol da equipe da casa no Estádio Comunal Chiavari. O árbitro da partida, Marco Mainardi, apontou um tiro de canto na jogada. Galano, em um ato de cavalheirismo e desportividade, disse ao juíz que ele havia se equivocado na marcação a favor do seu time. O árbitro corrigiu a decisão e marcou apenas um tiro de meta. Assim, o atacante de 26 anos passou a ser o primeiro jogador a receber um “cartão verde invisível” no futebol profissional italiano pelo seu gesto de Fair Play.

Adotado na segunda divisão italiana a partir da temporada 2015-2016, o cartão verde foi também experimentado em outros países, a exemplo da Copa Verde de 2016, realizada pela CBF. Algumas associações de árbitros de outras partes do mundo acabaram adotando tal medida em alguns de seus jogos: espanhóis, japoneses, franceses e mexicanos, entre outros.

O que muitos fãs do futebol do mundo não sabem é que foi o jornalista esportivo colombiano, associado à associação de árbitros de Antioquia, que “liderou” essa iniciativa.

Preocupado com os altos índices de agressão e violência que ocorrem no futebol, Roosevelt Castro Bohórquez implementou uma série de estratégias em benefício da paz nos estádios e nos campos de Antioquia. Um deles: o cartão verde.

– “Trabalhei como treinador, jornalista, gerente e futebolista. Faltava um idioma para completar um pouco meu conhecimento sobre esse fenômeno universal. Meu começo remonta a 1982, quando fiz meu primeiro curso em Comfama de San Ignacio com Gonzalo Valderrama. Mais tarde, em 1986, comecei a exercer este árduo e ingrato ofício com um ingrediente: a didática, e dez anos depois adicionei o axiológico”, disse Roosevelt.

Em 1997, ele começou a distribuir algumas fotos do filho Divino, como incentivo das boas ações feitas em campo. Mas, para não entrar em contradições com sua boa iniciativa, ele escolheu mudar o incentivo para um cartão verde, completando o trio cromático dos cartões, copiando as cores do semáforo de trânsito.

Mensagem Forte

Nos cartões verdes que distribui, Roosevelt deixa uma mensagem: “Eu amo, respeito, tolero meu adversário e contribuo para o fair play”. Com isso, ele espera difundir um pouco de amor nos campos onde exerce a arbitragem.

 

 

Ao todo, 49 cartões verdes foram dados pelos árbitros para os jogadores, órgãos técnicos e torcedores das equipes, nas 58 partidas disputadas no 18º Festival de Futebol da Copa Acord Sub-12, em Antioquia.

 

– “Tivemos um equilíbrio bem sucedido na implementação desta estratégia de paz e convivência no futebol. É aquele que reconhece e recompensa todas essas boas ações de fair play com o cartão verde, nos enche de orgulho. Por esta razão, agradeço a organização da Copa Acord, liderada pelo jornalista e futebolista Jaime Herrera Correa, por nos permitir mostrar os benefícios da nossa contribuição para o desenvolvimento deste belo esporte”, comentou Roosevelt.

Alejadro Domínguez, presidente da Conmebol e Roosevelt.

Anúncios
Categorias:Notícia
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: